Quando os sintomas da ansiedade começam a surgir, o primeiro questionamento que vem em mente é: será que devo procurar um psicólogo ou psiquiatra? Apesar de ambos os profissionais serem habilitados para tratar problemas relacionados a saúde mental, a especialidade de cada um é bastante diferente.
É importante destacar que o psicólogo e o psiquiatra não são profissões sinônimos, porém são potencialmente complementares. Por isso, entender como cada profissional irá te ajudar a enfrentar a ansiedade faz a diferença para que você possa controlar esse emaranhado de sentimentos e lutar em prol da sua saúde.
Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre ambas as especialidades e se, neste momento, você deve procurar um psicólogo ou psiquiatra.
Quem é o psiquiatra?
O psiquiatra é um profissional formado em medicina (graduação de 6 anos) com especialização em psiquiatria (3 anos). O mesmo atua no cuidado e tratamento de doenças que afetam o funcionamento do cérebro (transtornos mentais), podendo fazer o diagnóstico de diferentes doenças psiquiátricas, bem como receitar medicação, tratar, promover a cura e proporcionar mais qualidade de vida a cada paciente.
É importante destacar que eles são os únicos que podem receitar medicação ao paciente. Entretanto, é importante que uma anamnese detalhada seja feita, pois nem sempre um tratamento medicamentoso é a melhor opção.
Quem é o psicólogo?
O psicólogo é um profissional formado em psicologia (graduação de 5 anos), podendo ser especialista em uma determinada abordagem ou área de interesse. Seu foco é na busca pela compreensão das funções mentais e comportamentos.
Em seu trabalho, o psicólogo utiliza técnicas para analisar o comportamento do seu paciente, seja ele com transtornos mentais ou não, auxiliando nos problemas emocionais e comportamentais.
Assim, seu maior objetivo é a promoção da melhora do paciente a partir de suas próprias reflexões sobre suas emoções e/ou comportamentos.
Procurar um psicólogo ou psiquiatra para tratar minha ansiedade?
Podemos dizer que o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto na busca pelo melhor tratamento para cada paciente. Apesar de ambos seguirem caminhos distintos, eles adotam metodologias que visam os tratamentos de diversos transtornos, como a ansiedade ou a depressão.
Quem está percebendo os primeiros sintomas e se sentindo perdido por não saber quem deve buscar, a dica é: qualquer um dos dois, considerando o que estiver mais acessível. Quando você encontra um bom profissional, especialista em saúde mental, ele poderá identificar sua necessidade e fazer o encaminhamento para a realização do atendimento mais adequado ao seu caso.
Entretanto, é importante destacar que em casos mais graves, como surtos, comportamento suicida ou agressivo, a ajuda média é o primeiro passo, considerando que apenas estes profissionais podem prescrever medicamentos para auxiliar em momentos de crise.
Por que buscar um psicólogo ou psiquiatra é importante?
Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas caçoando e subestimando a importância desses profissionais e, acima de tudo, de um tratamento eficiente para uma melhor saúde mental. O psicólogo e o psiquiatra são peças fundamentais para:
Combater sintomas físicos
Se engana quem pensa que os sintomas dos transtornos psicológicos se resumem a apenas mudanças de comportamento. Diversos sintomas físicos podem se manifestar, como falta de ar, dores musculares, tremores e até mesmo perda de visão ou adição.
Trata-se de sintomas psicossomáticos, que não tem causa física aparente, mas que podem se intensificar quanto mais grave forem os problemas emocionais.
Diagnóstico e tratamento correto
Transtornos psicológicos também podem estar relacionados a causas biológicas. Ou seja, a deficiência de determinados nutrientes ou até mesmo a dificuldade do organismo em produzir hormônios importantes. Por isso, contar com especialistas que podem identificar tais coisas auxiliar em um diagnóstico e tratamento correto.
Vale destacar que a ansiedade, depressão, transtorno bipolar, deficit de atenção, entre outros, podem gerar diversas dificuldades e impactar diretamente na qualidade de vida em um diagnóstico tardio.
Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a evitar que um problema se transforme em vários outros
Somente um psicólogo ou psiquiatra pode identificar seu problema e lhe indicar as melhores abordagens para seu tratamento. Não existe essa de “solução milagrosa” que muitos tentam vender na internet.
Por mais que a intenção dessa pessoa seja boa, o cuidado com a saúde mental envolve conhecimentos específico, atualizações e muita pesquisa. Portanto, a procura pela ajuda dos profissionais certos é que te ajudará e afastará a possibilidade de uma condição mais grave.
Enfim, agora que você já sabe como o psicólogo e o psiquiatra podem te ajudar, é hora de buscar ajuda. Não tenha receio ou vergonha, sua saúde mental vale muito! Dê o primeiro passo, agende uma consulta.