Pouco se fala sobre isso, mas a verdade é que a ansiedade pode tirar de você muitas coisas! “Borboletas no estômago”, mãos suando, aquele friozinho na barriga gostoso… Estes são sinais de ansiedade que normalmente uma pessoa tem antes de uma prova ou em um primeiro encontro. Isso porque, a ansiedade é algo que todo ser humano tem, uma função normal do nosso psíquico.
Entretanto, nem sempre a ansiedade se mostra amiga do nosso dia a dia, podendo atingir níveis prejudiciais e paralisantes. Neste momento, pensamentos de incapacidade, impossibilidade de cumprir tarefas, falta de estímulo e muitos outros acabam surgindo.
No trabalho, na vida a dois, no convívio, a ansiedade pode respingar em diversos âmbitos da sua vida, tirando muita coisa de você. Sabemos que aprender a controlar a ansiedade é algo desafiador, mas possível. Por isso, é hora de saber o que a ansiedade pode tirar de você e como você deve agir para não ser prejudicado por esse transtorno.
Os sinais da ansiedade
A ansiedade pode se apresentar de diferentes formas. Além dos sintomas comuns, como tremores, arritmia e calafrios, seus sinais também podem surgir nas atitudes do dia a dia. Entretanto, a ansiedade também pode se mascarar a hábitos comuns, fazendo com que se acabe não percebendo a ligação entre determinados comportamentos e o transtorno.
Com isso, muitas pessoas continuam vivendo sua vida sem entender definitivamente por qual motivo agem diferente quando uma adversidade é encontrada em meio ao caminho ou sem saber como evitar uma conduta desagradável para si ou para as pessoas em sua volta.

5 coisas que a ansiedade pode tirar de você
Considerando os fatos citados no tópico anterior, fica claro o quanto o transtorno pode afetar a rotina de uma pessoa, mesmo “sem querer”. Por isso, algumas das coisas que ele pode tirar de você, são:
A ansiedade pode afetar seu trabalho
Uma pessoa ansiosa tem dificuldade de se concentrar 100% em seu trabalho, afetando sua execução. Os pensamentos passeiam, trazendo questões não relacionadas para o trabalho. Inclusive, em casos mais graves, esses pensamentos podem ser tão intensos que podem desencadear até mesmo crises e ataques.
Toda essa preocupação excessiva reflete diretamente no corpo físico, acelerando os batimentos cardíacos, causando hiperventilação, enxaqueca, tremores e muitos outros sintomas. Assim, com tantos sintomas, a performance profissional começa a ser afetada, diminuindo a produtividade, dificultando a condução de demandas diárias, gerando desmotivação e até mesmo a insatisfação do trabalho.
O seu relacionamento também pode correr perigo
Quando a pressa para resolver um problema, a necessidade de discutir a relação se torna mais frequentes e comportamentos agressivos começam a aparecer, um sinal de que a ansiedade pode tirar de você seu relacionamento deve começar a ressoar.
Uma pessoa com ansiedade não tratada pode tornar seu relacionamento totalmente tóxico. Isso porque, para ela, a percepção de paz dentro do relacionamento é impossível e um estado de alerta fica ligado automaticamente. O respeito se perde, a autoestima vai para o espaço e a liberdade de cada indivíduo acaba sendo mais um motivo de briga.
Com isso, o desgaste acontece e o relacionamento pode acabar se perdendo em meio a tantas brigas e crises.
Experiências diferentes também podem ser perdidas
O ansioso vive visualizando cenários ruins a todo momento. Isso limita o mesmo, fazendo com que experiências diferentes sejam deixadas de lado. Viajar? Mas e se o avião atrasar, eu perder a conexão, a comida for ruim e o clima não estiver tão bom? O “e se” sempre passa na frente e faz com que você perca grandes oportunidades em todos os âmbitos da vida.
A ansiedade pode tirar de você a sua graduação
A ansiedade pode afetar diretamente a concentração e desenvolvimento, isso já comentamos anteriormente. Entretanto, quem consegue vencer estes pontos durante a graduação, se depara com outro problema: apresentações. A imaginação que uma apresentação será malsucedida ou que acontecerá algo específico durante a sua prova, são fatores que podem atrapalhar seu desempenho.
Aliás, a pessoa ansiosa pode até mesmo não querer sair de casa e adiar o compromisso com a universidade, tentando impedir que esses cenários imaginários aconteçam.
Boas noites de sono podem se tornar raridade
Uma boa noite de sono é algo essencial para que nosso corpo possa relaxar e descansar completamente para o próximo dia. Entretanto, uma pessoa ansiosa pode reservar esse tempo para listar as suas obrigações do próximo dia ou até mesmo de toda a semana.
Com isso, a mente não consegue relaxar e, como resultado, insônia e noites sem descanso acabam surgindo.
A ansiedade e o Burnout
Com tantas preocupações, o esgotamento acaba sendo uma consequência e puxando um outro problema: a Síndrome de Burnout. Esta doença mental surge após uma pessoa passar por situações desgastantes, que requerem muita responsabilidade ou excesso de competitividade, como no trabalho ou nos estudos.
Podemos dizer que todos os fatores do cotidiano se tornam uma pressão na mente da pessoa. Com isso, episódios graves de ansiedade podem acontecer, bem como estados depressivos difíceis de enfrentar.
A ansiedade pode tirar de você muitas coisas, não deixe que isso aconteça!
É preciso buscar ajuda e ter um suporte que te auxilie a enxergar o que a ansiedade pode tirar de você e como ela pode desencadear outros problemas. A depressão, o Burnout e até mesmo doenças do corpo podem vir surgir por causa do famoso “é só um momento de ansiedade, já passa”.
Não subestime, não deixe que coisas importantes para você escorram pelos seus dedos. Comece conversando com um psicólogo especialista em ansiedade e veja como a vida pode ser diferente!