Visa trabalhar conflitos e problemas de ordem emocional, na qual terapeuta e cliente buscam juntos compreender sobre seu funcionamento individual, seus mecanismos e ações, através de relatos e observações, buscando qualidade de vida e melhor desenvolvimento de suas potencialidades.
A intervenção psicológica com a criança busca uma avaliação dos aspectos emocional, social, familiar, entre outros.
O psicodiagnóstico é um processo de avaliação psicológica com finalidade clínica.
Busca-se encontrar forças e fraquezas no funcionamento psicológico do paciente, com fins de diagnóstico ou não de psicopatologia.
A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práticas (atividade motora fina) dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória e senso percepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.
Trata-se de um procedimento que integra informações provenientes de diversas fontes, como testes, técnicas, entrevistas, observações e análise de documentos.
Por meio da Avaliação Psicológica, é possível investigar diferentes características psicológicas como emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, percepção, entre outros
A Avaliação Psicossocial analisa aspectos psíquicos que compõe o perfil do individuo podendo ou não comprometer sua realização em tarefas específicas e deve ser realizada por psicólogos devidamente capacitados e treinados na utilização de testes que são validados e aprovados pelo CRF- Conselho Federal de Psicologia.
A orientação vocacional é um processo da psicologia que procura auxiliar o orientando a responder questões para uma escolha profissional assertiva.
Normalmente, o processo gira em torno de três etapas: o autoconhecimento, o conhecimento das profissões e mercado de trabalho e, o cruzamento das informações obtidas nas duas primeiras etapas, visando uma tomada de decisão mais consciente por parte do orientando.
É um tipo de encontro, onde representantes de diferentes organizações discutem estratégias e conceitos que surtiram efeitos positivos em suas empresas, através de uma interação entre todos os participantes.
Tem características semelhantes a palestras e seminários na parte oral, acrescentando a demonstração de produtos e serviços.
É voltado para a aprendizagem, através da concretização de atividades práticas sobre o tema desenvolvido
É o momento em que se privilegia as orientações sobre os problemas do cotidiano, a convivência em grupo, o relacionamento com os pares, o respeito, a solidariedade, a cooperação, envolvendo temas relacionados à higiene bucal, à sexualidade, às drogas, a violência, a educação ambiental, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros