A busca por remédios para ansiedade está cada vez maior, mas, além dos que encontramos facilmente nas farmácias, ainda pode-se optar por outras opções.
Os sintomas da ansiedade podem ser confundido facilmente pelo paciente com outras doenças. Apesar da ansiedade ser algo natural do ser humano, uma crise pode gerar sintomas que variam de pessoa para pessoa e prejudicam diretamente o dia a dia, bem como a qualidade de vida de cada uma delas.
Quando os sintomas surgem, a primeira coisa que se vem em mente são os medicamentos. E não é para menos, afinal, o que mais se almeja é por algo que possa fazer a sensação de ansiedade passar. Entretanto, o que poucos sabem é que existem remédios alternativos, que passam longe das tarjas pretas e podem ser tão eficazes quanto os que encontramos nas farmácias.
Pensando nisso, elencamos os principais remédios para ansiedade que você provavelmente não sabia que existem. Vamos juntos descobrir mais sobre as alternativas que poderão te ajudar a vencer a ansiedade.
O que é ansiedade?
A ansiedade é algo que todo ser humano tem. Ela funciona como um mecanismo de defesa contra ocasiões de tensão ou que podem colocar nossa sobrevivência em risco. Assim, podemos dizer que a ansiedade nos coloca em alerta diante de uma preocupação para que nos preparemos para o que pode vir por aí.
Entretanto, quando essa ansiedade começa a surgir em tarefas simples do dia a dia, um grande sinal de alerta deve acender. Isso porque, existem muitos tipos de ansiedade, dos mais leves aos mais graves, que podem gerar uma série de outras consequências (não apenas psicológicas, mas também físicas).
Aliás, neste ponto vale acrescentar um fato um tanto quanto preocupante: o Brasil está entre os países com mais ansiosos em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira sofrem com problemas de ansiedade.
Assim, é importante entender os sinais e sintomas que a ansiedade pode proporcionar. O medo, estresse, tensão muscular, insônia e fadiga são alguns dos principais deles. E, é neste momento que entra a busca por remédios para ansiedade que possam afastá-los.
Quais os tipos de remédios para ansiedade?
Quando falamos em remédios para ansiedade, logo se vem em mente medicamentos de tarja preta. É fato que em determinados casos os ansiolíticos e antidepressivos são essenciais e, por isso, vamos citar eles a seguir. Entretanto, eles não são os únicos remédios para ansiedade que existem. Você entenderá melhor o que estamos falando nas próximas linhas.
Remédios para ansiedade conhecidos no mercado
Existem diversas opções de medicamentos que um médico pode indicar e, muitas vezes, eles irão considerar os sintomas ou transtornos que possam estar envolvidos com a ansiedade do paciente.
Normalmente, os antidepressivos são utilizados para o tratamento de todos os tipos de ansiedade, afinal, eles colaboram para com a depressão, frequentemente associada à ansiedade. Estes medicamentos ajudam o cérebro em uma melhor absorção de algumas substâncias, como a serotonina e a norepinefrina, neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor.
Além disso, não podemos esquecer dos ansiolíticos, medicamentos com efeito tranquilizante. Estes atuam no sistema nervoso central, reduzindo os sintomas físicos da ansiedade, como a tensão muscular e a insônia.
Tais medicamentos, por sua vez, são indicados de forma pontual, para lidar com o problema do curto prazo, principalmente considerando que alguns perdem a eficácia com o tempo e causam dependência.
Remédios para ansiedade que poucos conhecem
Além dos medicamentos encontrados e comprados em qualquer farmácia, temos os remédios para ansiedade que poucos conhecem: os remédios naturais. Existem diversas substâncias naturais que podem auxiliar no tratamento da ansiedade. Assim, algumas nas quais podemos citar são:
- Lavanda: planta medicinal que ajuda no combate ao transtorno de ansiedade generalizada. A mesma colabora para a redução do estresse, melhora do sono e elevação do bem-estar;
- Camomila: conhecida por seus efeitos calmantes, a camomila reduz a ansiedade e auxilia no tratamento da depressão, estresse, hiperatividade e transtorno de ansiedade generalizada;
- Kava-kava: o efeito dessa planta se assemelha a um dos principais encontrados em remédios para ansiedade. Ela facilita a ação do neurotransmissor que reduz a atividade do sistema nervoso central, acalmando a pessoa. A mesma pode ser consumida em chá ou suplemento;
- Valeriana: além de ajudar na ansiedade, esta planta também colabora contra a insônia. Pode ser ingerido através de chá ou suplemento;
- Erva-cidreira: esta planta tem efeitos sedativos, calmantes e relaxantes, combatendo a ansiedade e o estresse. Combinada com a valeriana, auxilia na inquietação e distúrbios do sono.
Terapias também são um remédio para ansiedade
Para que essa lista de remédios para ansiedade que você não sabia que existe fique completa, devemos citar as terapias. Sim, também podemos considerar algumas terapias como grandes remédios na busca pelo combate pela ansiedade. Algumas delas são:
Terapia cognitivo comportamental (TCC)
O nível de efetividade da TCC quando falamos em transtornos da ansiedade tem comprovação por estudos. Cerca de 90% dos casos de pânico e fobia são minimizados e até mesmo limitados com a terapia cognitivo comportamental.
O tratamento durante entre 4 e 8 semanas (em média), considerando a situação do paciente. Este deve ser conduzido por um psicólogo especializado.
Treinos de midfulness
Estes treinos consistem no direcionamento da atenção para o momento presente fazendo o uso de práticas de meditação. A busca neste tipo de treino é na conexão entre o cérebro e o momento presente, sem se apegar ao passar o ficar pensando com o que há de vir no futuro.
Técnicas de relaxamento
O yoga e o tai chi, por exemplo, são técnicas de relaxamento que tem demonstrado grandes benefícios no combate a ansiedade. As mesmas proporcionam uma sensação de bem-estar, contração no momento presente e auxilia na expansão da capacidade cognitiva do cérebro.
Quais os remédios para ansiedade mais eficientes?
O objetivo de todos os remédios para ansiedade é o mesmo: melhorar a qualidade de vida do paciente. Entretanto, o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Por isso, a melhor forma de garantir a escolha certa para você é consultando um médico, entendendo o que está afetando a sua saúde, as características do seu transtorno e qual a melhor forma de tratá-lo.
Os remédios naturais são totalmente confiáveis e eficazes nos resultados que se propõem. Entretanto, a frequência em seu uso e as dúvidas sobre doses certas geram certas desconfianças. Em contrapartida, temos o temor em relação aos remédios tarjados, considerando seus efeitos colaterais.
De qualquer forma, a busca é pela sua qualidade de vida e o medicamento correto, seja ele qual for, aliado as terapias corretas, poderá tirar você da realidade na qual se encontra hoje. Portanto, entenda melhor sobre a ansiedade, procure ajuda psicológica e permita-se viver melhor!