Para além da sensação de cansaço frequente, dificuldade de concentração e ganho de peso, a insônia é precursora de varias doenças secundarias que gradativamente irão diminuir a sua qualidade de vida e oferecer riscos a sua saúde.
Ter uma noite de sono rum, uma vez ou outra é compreendido como aceitável, mas se você tem dificuldade com o sono com frequência, então talvez você sofra de insônia e ainda não tenha sido diagnosticado.
Quais os tipos mais comuns de insônia
- A chamada “inicial”, quando o individuo demora para pegar no sono;
- A de “manutenção”, quando se desperta no meio da noite e há dificuldade em voltar a dormir
- E a menos comum, “terminal” que se caracteriza pelo despertar precoce, quando o individuo acorda muito antes do horário que se desejaria, mas não consegue voltar a dormir.
Como iniciar o Tratamento
O que fazer?
O primeiro passo é procurar um clínico geral que investigará a origem do problema e fará o encaminhamento a um profissional especializado, neste caso, poder ser: o psicólogo, neurologista e ou psiquiatra.
Estes profissional deverão realizar o diagnóstico e definir a maneira adequada de tratamento e como todo tratamento é preciso respeitar as orientações e recomendações dos profissionais.
Algumas dicas para tentar reverter à insônia
- Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc.
- Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto à cafeína;
- Exercite-se regularmente, pois a prática de exercícios ajuda a relaxar, mas não deve ser feito próximo ao horário de dormir;
Pesquise sobre técnicas de relaxamento para fazer antes de dormir; - Tome um copo de leite morno antes de dormir, pois o leite ajuda a relaxar os músculos e induzir o sono;
- Experimente beber chás à base de ervas como: camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc.
- O quarto deve estar totalmente escuro e com uma temperatura agradável;
Dica pratica
Importante: se não conseguir dormir depois de trinta minutos deitado, levante-se e distraia-se com alguma atividade tranquila. Ficar na cama pode aumentar a ansiedade levar a irritação.