fbpx

Mulher com ansiedade

O que é Ansiedade?

O que chamamos de ansiedade é na verdade um transtorno que é caracterizado por uma preocupação exagerada que escapa ao controle do paciente. 

Neste sentido, pense em um determinado assunto ou fato que em geral está relacionado a ações futuras, e  que seja de fácil resolução, mas que para o o ansioso se torna uma tortura. 

Já um terceiro, ao observar o mesmo fato, alterações simples em seu cotidiano podem trazer bons resultados ou até mesmo resolver a questão, que para o paciente é insuperável.

Em síntese, a pessoa que sofre com o quadro de transtorno de ansiedade não consegue agir sobre aquela determinada situação, sentindo-se imobilizada, no sentido de não dar conta de adotar ações de ordem práticas para resolvê-la.

QUAIS OS SINTOMAS DA ANSIEDADE?

  • Os sintomas mais comuns do quadro de ansiedade são: sensação de falta de ar, dores no peito, tremores, insônia, falta de concentração, confusão mental, indisponibilidade, pensamento persistente, alteração do equilíbrio da pressão arterial, dentre outas queixas. Isso quer dizer que o paciente pode apresentar queixas que variam desde palpitações cardíacas, dores no peito à perda da concentração e insônia. Então, caso esteja sentindo alguns dos sintomas abaixo, não hesite e procure ajuda de seu médico para realizar uma avaliação mais detalhada. Os sintomas mais comuns são: dor no peito, dor de cabeça, formigamento, tonturas, palpitação cardíaca, insônia, irritação, tensão, inquietação, perda ou diminuição da concentração.

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO

  • Diagnosticar o quadro de Ansiedade é tarefa difícil e compete ao psiquiatra realizar este diagnostico. Quanto antes o paciente for diagnosticado maiores são as chances do tratamento obter o resultado esperado no menor tempo possível. Isso para não falar que o paciente volta ao seu ritmo de vida normal sem sofrer com as crises frequentes

QUEM ESTA MAIS PROVÁVEL DE SER DEPRESSIVO?

  • É desconhecido um publico preferencial que apresente mais probabilidade de desenvolver o quadro de ansiedade, tanto homens quanto mulheres estão em equivalência neste aspecto.

COMO TRATAR A ANSIEDADE?

  • O tratamento mais eficiente é o que associa a psicoterapia ao uso de medicamentos e acompanhamento psiquiátrico. O tratamento medicamentoso é complementar ao tratamento psicológico, ou seja, um sem o outro apresenta resultados insatisfatórios. O paciente deve fazer uso de medicações especificas e sempre seguir a prescrição médica rigorosamente e adotar hábitos de vida que promovam a melhoria da qualidade de vida e o bem estar físico e mental.

ANSIEDADE TEM CURA?

  • A ansiedade é uma doença totalmente tratável e vale a regra de ouro, ou seja, quanto antes procurar por atendimento profissional mais rápido e fácil é o tratamento para reverter o quando depressivo. A questão é que aos poucos os sintomas que causam desconforto ao paciente vão pouco a pouco passando a fazer parte do dia a dia do paciente e este passa a entender que isso é normal. E não é!

Saiba mais em

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *