fbpx

Consultório de psicologia

O consultório de psicologia é diferente dos demais consultórios dos profissionais da saúde, tais como: do dentista, do médico, do urologista e do ginecologista. 

 

Sendo assim,  o consultório de psicologia não é frio, não tem cheiro hospital e nem de longe é desconfortável.  

Pelo Contrário, o consultório de psicologia é um ambiente simples, agradável, aconchegante, com som ambiente e poltronas macias.

Sendo assim, ele é assim para mostrar aos nossos pacientes que, mesmo sendo um espaço de atenção à saúde, a prioridade e sim a pessoa! 

Neste sentido, o consultório do psicólogo é definido pensando no conforto e relaxamento do paciente para que ele se sinta à vontade.   

 O Divã não é só um tipo de sofá

Em geral no consultório de psicologia têm um sofá diferente que se chama divã. O divã é utilizado para os pacientes que estão em análise.

A análise é uma modalidade de atendimento amadurecida, voltada as pessoas que já veem de um processo terapêutico extenso e é realizada por um psicanalista

Cabe ressaltar que nem todo psicólogo é psicanalista e nem todo psicanalista é psicólogo, mas o processo de análise é realizado por um psicanalista.

Nosso Ambiente é diferente

Em geral, o ambiente interno do consultório de psicologia tem cores claras, a decoração é discreta, para evitar que a pessoa que esteja em atendimento se distraia.  

Na maioria das vezes, a decoração do ambiente se resume a um quadro abstrato, do tipo que ficamos pensando: o que isso quer dizer?

E ainda, teremos alguns livros que em geral são livros de muitas páginas e com aspecto de que já foram lidos várias vezes.

Estes livros são os nossos referenciais teóricos, ou seja, as nossas referencias técnicas que consultamos sempre que nos deparamos com novas informações.

Por que lenços de papel? 

Sempre vai ter em um consultório de psicologia uma caixinha de lenço de papel, que é usado pelo paciente para enxugar as suas lagrimas. 

Neste sentido, se você está com dores físicas ou emocionais, o psicólogo quer saber como você está se sentido, em relação ao que causa o seu sofrimento.

Dessa forma, não é incomum o paciente chegar para o atendimento e ao entrar no consultório mudar o seu semblante, de muito tenso para menos tenso.

Isso ocorre porque, no momento de realização do atendimento ele não precisa sustentar a imagem que a sociedade impõe, ele pode ser como ele. 

Mas, isso não quer dizer que ao entrar no consultório de psicologia, todos os problemas de sua vida desaparecerão, não é isso! 

O que acontece no atendimento 

O atendimento psicológico em si tem essa capacidade de provocar reflexões, questionamentos que geram mudanças de posicionamento na vida.

Em resumo, o consultório de psicologia é um lugar de encontro com sigo mesmo, é um retorno ao que você já conhece, você mesmo!

Saiba mais em

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *