fbpx

Desenho de pessoas representando profissõesPara você que está terminando o ensino médio e precisará optar por uma faculdade fica ainda mais difícil de responder, isso porque as opções de cursos são inúmeras e todas elas nos parecem ótimas. Mas, saiba que este mesmo drama foi vivido por todos os que conhecemos e que exercem uma profissão em nosso mercado de trabalho. E pode ter a certeza que a decisão foi assim como a sua está sendo, sofrida!

Mas por que sofremos tanto para decidirmos por qual formação iremos seguir? Para esclarecermos a este questionamento precisamos entender que o trabalho representa um elo muito forte de ligação entre a pessoa e a sociedade. Em sociedade, somos também reconhecidos pela profissão que escolhemos. Sabe quando você faz referencia a uma pessoa pela sua profissão, por exemplo: o mecânico Jairo, Francisco o padeiro ou a enfermeira Janice.

E porque temos que escolher uma profissão? A resposta parece simples, mas não é. Vivemos em um sistema de produção de bens e serviços em que precisamos ocupar funções específicas para que o sistema obtenha os resultados esperados, por exemplo: O mecânico Jairo é muito bom em consertar carros e motores, mas não faz pães tão bem quanto Francisco, o Padeiro.

Percebem como a identidade da pessoa se confunde com a com as características da profissão que ela exerce? Por vezes, atribuímos às pessoas o exercício de uma determinada profissão sem se quer saber se ela realmente a exerce, não é mesmo? Você provavelmente já olhou para um desconhecido e afirmou: ele é um pedreiro médico ou ele é engenheiro, mesmo sem conhecê-lo. Se parecer com um determinado profissional gera uma grande confusão em nossas vidas, pois, por vezes somos vistos, pelos outros como se fossemos seguir a profissão “X” quando na verdade estamos pensando em seguir a profissão “Y”. E como resolver esse empasse?

Uma boa dica é se perguntar: porque eu estou escolhendo esta profissão? Sua resposta será capaz de lhe fornecer os elementos básicos para que você possa começar um processo de analise que lhe ajudará a identificar os elementos necessários para que você tome a decisão mais adequada. E mesmo assim, não há 100% de garantias que você não mude de ideia no meio do caminho, não se pode pensar a escolha profissional como sendo um processo linear onde: 1+1=2. Pois a vida não é assim, nosso dia a dia é cheio de idas e vindas constantes. O que é certeza neste momento amanhã já é duvida.

Mas então como faço para escolher a minha profissão? É realmente difícil tomar esta decisão, principalmente porque iremos ter que conviver com esta nossa escolha por um período de tempo significativo de nossas vidas. Para se escolher uma profissão temos que levar em consideração uma série de fatores que na maioria das vezes não temos condição de fazer sozinhos.

Quer Saber mais sobre o mercado de trabalho, veja o Ebook que preparamos para você

Saiba mais!

Saiba mais sobre as profissões do futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *