fbpx

Mulher no mercado de trabalhoConseguir colocar-se no mercado de trabalho está mais difícil, isso porque o mercado está mudando as suas regras e ele espera mais de quem quer iniciar uma carreira profissional ou simplesmente obter o seu sustento e de sua família. Espera-se que os novos profissionais sejam capazes de interpretar, assimilar e alinharem-se as suas políticas de funcionamento. Políticas, estas que estão em sintonia com padrões internacionais de normatização dos meios e modos de produção. Com isso, espera-se que o profissional do futuro tenha mais participação e presença nas empresas em que atue, objetivando o crescimento mútuo e sustentável.

O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos recém-formadas habilidades e competências para atender as suas novas necessidades. Isso mesmo, o mercado de trabalho está mudando os seus padrões de qualidade! Provavelmente você conhece alguém que ficou desempregado recentemente e está encontrando grandes dificuldades em retornar ao mercado de trabalho. Não é mesmo?

Mas porque isso está acontecendo? São vários os motivos que explicam o momento que estamos vivendo. Mas o fato é que não é a primeira vez que isso acontece, e certamente não será a última, outras situações difíceis virão e precisamos nos preparar para não ficarmos reféns dessa situação que é tão desesperadora e degradante, não é mesmo?

As mudanças do mercado trabalho irão exigir dos alunos, que estão deixando o ensino médio, cursos técnicos e cursos superiores, novas habilidades e competências para conseguir o seu lugar neste novo mercado de trabalho. Isso é um fato inegável!

Os trabalhadores de amanhã precisarão ter mais do que força física ou certificados de cursos de qualificação técnica ou superior, eles precisarão ser pró-ativos e críticos da própria empresa em que trabalham. Isso mesmo, o mercado de trabalho está em constante mudança como o objetivo de aperfeiçoar seus meios de produção para que sejam mais alinhadas as normas internacionais. E para isso que isso ocorra é necessário estimular a autocrítica. É isso mesmo, o tempo de fazer só por fazer está com os dias contados! Você já percebeu como as empresas exibem como orgulho as suas “ISO”.

Você sabe o que é isso? “Eu explico,” ISO” é uma abreviatura para uma expressão do idioma inglês, que quer dizer: International Organization for Standardization, e em bom português, Organização Internacional de Normalização. Ou seja, o mercado de trabalho brasileiro está se alinhando aos parâmetros internacionais.

Mas você pode estar se perguntando, e isso vai chegar aqui quando? E eu lhe respondo que já chegou! Já está presente no seu dia a dia e você não percebeu. Vou dar uma um exemplo, sabe quando aparece um empresário na mídia falando sobre sua empresa, mais ou menos assim: “… temos um longo caminho a trilhar com muitos desafios que trarão bons resultados para sociedade em um futuro próximo, mas para isso contamos com participação ativa de nossos colaboradores…”.

Você percebeu que ele não se referiu ao trabalhador como, funcionário ou empregado! Não é mesmo? O novo mercado de trabalho não tem mais interesse em pessoas que só seguem as orientações. Ele quer colaboração, ele quer crítica, ele quer desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus processos de produção para produzir mais e melhor. E isso só é possível como a colaboração de todos, daí a utilização do termo “colaborador”.

Para ser capaz de criticar e ser pró-ativo em uma empresa é necessário que se tenha feito a escolha profissional mais coerente em relação as suas características pessoais, não é mesmo? Lembre-se que o tempo do “fazer só pelo fazer” já não interessa ao mercado. O mercado espera que você esteja onde você queira estar e não por outro motivo. O mercado espera que você se questione, sobre:

• Porque quero estar nesta empresa?

• O que espero dessa empresa?

• Como ela pode contribuir para o meu desenvolvimento pessoal?

• Será que ela será capaz de me propiciar o crescimento profissional que espero?

• Meus princípios e valores estão alinhados como os princípios e valores da empresa?

• Como eu posso contribuir para que a empresa alcance o seus resultados?

Muitos pais não conversam com seus filhos sobre o seu futuro no mercado de trabalho e isso é uma falha gravíssima! Os pais devem juntamente com os seus filhos discutirem qual será a sua escolha profissional e qual será o caminho a ser seguido para chegar lá, evitando assim, que descubram no meio do caminho que não é isso que querem de verdade. Converse com seu filho sobre a sua escolha profissional e contribua para ele possa desenvolver todo o seu potencial.

Saiba mais sobre as profissões do futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *