fbpx

Medicamentos para depressãoO QUE É?

A Depressão é uma doença que afeta diretamente o estado de humor do paciente promovendo mudanças em seus hábitos e costumes diários tornando o paciente em alguns casos incapacitado para desempenhar as atividades que usualmente desempenhava com facilidade.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas mais comuns da depressão são: tristeza constante, ideias suicidas, insegurança excessiva, angustias, irritabilidade, cansaço exagerado, sono noturno irregular e grande sonolência durante o dia e desinteresse pela vida. É necessário ter muito cuidado, pois os sintomas são em sua grande maioria muito semelhantes a reações naturais do ser humano diante dos impasses e conflitos natural diário que todos nos estamos sujeitos a sofrer.

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNOSTICO

Diagnosticar o quadro de depressão é tarefa para profissionais da área da saúde com formação e experiência, pois, o seu diagnóstico é de difícil definição em função da grande variedade de sintomas apresentados pelo paciente e o fato dos sintomas poderem simplesmente ser uma resposta natural a estímulos externos do ambiente.

QUAL A ORIGEM DA DEPRESSÃO?

Usualmente, o quadro depressivo é subsequente a episódios de difícil elaboração por parte do paciente e ou que ele não deu conta de lidar no momento. Alguns destes fatores, dentre tantos outros, estão relacionados ao quadro depressivo, são eles: Separações, Traumas de infância, Traumas provocados por doenças graves, Uso de drogas (dependência química).

QUEM ESTA MAIS VULNERÁVEL A DESENVOLVER UM QUADRO DEPRESSIVO?

O publico com maior incidência de quadros depressivos são mulheres que, diante das pressões sociais do mundo moderno, a competitividade e conciliação de vida pessoal e profissional, acabam ficando mais expostas a doenças. Diversos fatores podem contribuir para que a depressão se desenvolva podem estar ligados a fatores ambientais e psicológicos.

COMO TRATAR?

O tratamento mais eficiente é o que associa a psicoterapia ao uso de medicamentos e acompanhamento psiquiátrico. O tratamento medicamentoso é complementar ao tratamento psicológico, ou seja, um sem o outro apresenta resultados insatisfatórios. O paciente deve fazer uso de medicações especificas e sempre seguir a prescrição médica rigorosamente e adotar hábitos de vida que promovam a melhoria da qualidade de vida e o bem estar físico e mental.

Depressão tem cura?

A depressão é uma doença totalmente tratável e vale a regra de ouro, ou seja, quanto antes procurar por atendimento profissional mais rápido e fácil é o tratamento para reverter o quando depressivo. A questão é que aos poucos os sintomas que causam desconforto ao paciente vão pouco a pouco passando a fazer parte do dia a dia do paciente e este passa a entender que isso é normal. E não é!

Saiba mais sobre as profissões do futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *