A Escolha profissional é uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa! O que temos como ocupação no mercado de trabalho diz muito de como nos reconhecemos e de como somos reconhecidos pela sociedade.
Nosso sistema produtivo está organizado de maneira a distribuir as funções (profissionais) para exercer uma determinada ocupação (área) no mercado de trabalho. Isso pressupõe que cada pessoa tenha os conhecimentos técnicos e a maturidade necessários para atuar em sua área de formação profissional, compreendendo sua importância para o bom funcionamento do sistema de produção, não é mesmo? Ou seja, um profissional ideal para um sistema de produção perfeito!
Mas a realidade vivida pelos que precisam fazer a sua escolha profissional não é bem assim, fazer uma escolha implica em abrir mão de outras possibilidades, que podem ser tão ou mais interessantes que as outras. Não é mesmo?
Por isso é tão importante que a escolha profissional seja feita com base em critérios que considerem suas expectativas e desejos. Nossas escolhas não são só embasadas em critérios objetivos, tais como: Quem paga melhor? Qual profissão se destaca mais na sociedade? Qual irá me oferecer melhor visibilidade entre meus familiares? É necessário considerarmos também os critérios subjetivos, tais como: É está profissão que eu quero para minha vida? Eu serei um profissional realizado? Eu me vejo no futuro atuando como…?
A escolha profissional é influenciada por vários elementos, tanto interna quanto externos, analisar qual é a melhor escolha profissão é uma “missão quase impossível” de se realizar sozinho considerando que o mercado de trabalho está em constante mudança. Profissões que não existiam há alguns anos atrás são hoje de extrema necessidade e as que eram essenciais poderão desaparecer em pouco tempo.
A Orientação Profissional conduzida por um Psicólogo pode lhe ajudar a realizar a sua escolha profissional de forma mais assertiva, ou seja, considerar os fatores objetivos e subjetivos. Além, é claro lhe oferecer elementos para que você possa entender como o mercado se organiza e o que ele espera de um profissional recém-formado e sem maturidade profissional.