A depressão é uma doença que causa grande impacto na vida do paciente, interferindo em diversas áreas de sua vida, por isso é importante conhecer os sintomas da depressão.
Isso porque os sintomas da depressão demoram a ser percebidos pelo paciente, o que seria um bom sinal de alerta de que a sua saúde não está bem.
Sendo assim, é bom ficar atento a dificuldades de relacionamentos, tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações pessoais, pois podem ser sintomas da depressão.
A depressão é uma doença que se identificada em seu estágio inicial, reduzirá o tempo de tratamento e talvez não seja necessário o uso de medicamentos específicos, indicados para o seu tratamento. Se você ficou com dúvidas, procure um psicólogo faça uma avaliação.
Nem todo mal humorado é depressivo
É isso mesmo, nem todo mal humorado é depressivo, mas uma pessoa que esteja sofrendo de depressão tem mais propensão a ser mal humor, sem energia e disposição para realizar as suas atividades diárias.
Isso ocorre, pois uma característica do quadro depressivo é a falta de energia global, ou seja, o paciente tem uma indisposição generalizada que inclusive interfere no auto cuidado.
Preciso ficar rindo o tempo todo?
É Importante sabermos que algumas pessoas são naturalmente mal humoradas e enxergam a vida de uma forma mais pessimista, ao passo que outras são mais bem humoradas vêm a vida de forma mais otimista. E isso não quer dizer que a pessoa pessimista seja depressiva. Não é mesmo?
Para que uma pessoa seja diagnosticada como depressiva são necessários que a mesma em sua avaliação psicólogo/psiquiatra cumpra um conjunto de critérios específicos que são definidos com base em estudos clínicos científicos.
Para você que suspeita. esteja sentindo sintomas de depressão, fique a quais são os sintomas da depressão. A relação abaixo é apenas um exemplo, mas se você suspeita que esteja sofrendo de depressão, procure um psicólogo.
preste atenção em algumas áreas de sua vida que podem lhe ajudar a tomar a decisão de procurar ajuda de um psicólogo/psiquiatra. São elas: comportamentais, sentimentais, pensamentos e físico.
Característicos comuns de uma pessoa com sintomas da depressão
Comportamentos comuns de alguém com sintomas da depressão
- Não sai mais de casa;
- Possui maior dificuldade em realizar as coisas no trabalho e/ou na escola;
- Afastamento da família e amigos;
- Contato com álcool e sedativos;
- As atividades que antes eram prazerosas deixam de ser;
- Choro sem motivo aparente;
- Dificuldade em se concentrar.
Sentimentos comuns de alguém com sintomas da depressão
- Sobrecarregado;
- Culpado;
- Facilmente irritável;
- Frustrado;
- Falta de confiança;
- Infeliz;
- Indeciso;
- Desapontado;
- Miserável;
- Triste.
Pensamentos comuns de alguém com sintomas da depressão
- “Eu sou um fracasso”;
- “É minha culpa”;
- “Nada de bom acontece comigo”;
- “Eu sou inútil”;
- “A vida não vale a pena para se viver”;
- “As pessoas ficarão melhor sem mim”.
Reações físicos comuns de alguém com sintomas da depressão
- Cansaço na maior parte do tempo;
- Episódios de doença e desânimo cada vez maior;
- Dores de cabeça e musculares;
- Problemas de intestino;
- Problemas de sono;
- Perda ou alteração no apetite;
- Perda ou ganho significativo de peso.